Livros essenciais para Gerentes de Projeto

Os melhores livros para quem quer começar, ter referências teóricas ou ampliar conhecimentos

Luana Lima
6 min readSep 23, 2022
Photo by matthew Feeney on Unsplash

Mesmo com pouco tempo, é indispensável para o Gerente de Projetos (ou Scrum Master) buscar fontes com mais "corpo" de conhecimento, além de sites e podcasts. Logo, os livros são as melhores referências para alargar os horizontes do GP, reforçar bases conceituais, ou encontrar explicações de porquê certas ações são necessárias.

Na Gestão Tradicional, os livros clássicos e atemporais

Guia PMBOK — PMI

O Guia PMBOK, editado pelo PMI, é o verdadeiro clássico. Ele apresenta centenas de técnicas, conhecimentos e práticas de gestão de projetos. É ideal para quem quer entrar na área de gestão de projetos, porque é quase uma enciclopédia: explica detalhadamente as fases, os processos, as ações e as técnicas. Ele tem evoluído com o tempo, mas é uma leitura considerada pesada. A maioria das pessoas que o lê do começo ao fim está interessada em alguma certificação (PMI-PMP ou PMI-CAPM), mas os GPs iniciantes devem ter o PMBOK "debaixo do braço" para consulta rápida, pois ele descreve tudo com clareza e com objetividade, enquanto uma pesquisa no Google pode te levar a uma espiral de artigos e opiniões.

Guia PMBOK sétima edição

Reinventando Gerenciamento de Projetos — Aaron J. Shenhar e Dov Dvir

Esse livro tem um valor especial para quem trabalha com PMO ou tipos diversificados de projetos, porque ele traz um modelo inovador de classificação de projetos e definição do nível de riscos, usando o Modelo Diamante. Isso porque ele ensina a fazer uma análise profunda dos principais fatores do projeto, explicando os níveis de classificação de cada eixo desse modelo, e ao final, é possível identificar um arquétipo, um padrão de risco do projeto e quais as áreas mais críticas. Reiventando Gerenciamento de Projetos é um achado para quem se dedica à gestão de riscos e de projetos complexos.

Reinventando Gerenciamento de Projetos

Project Model Canvas — José Finocchio Júnior

O livro explica o preenchimento de um Modelo (template) de um quadro sobre um dado projeto, o Project Model Canvas. Cada área do quadro tem uma motivação de preenchimento e uma melhor prática. Existem muitos canvas no mercado atualmente, mas esse é bem útil porque seu preenchimento garante que todas as informações básicas do projeto são conhecidas e que todos os envolvidos (stakeholders principais) possuem entendimento compartilhado (nivelado) de todos esses dados.

Project Model Canvas

Para Gestão Ágil, a lista de essenciais

Guia PMBOK — Guia de Prática ágil

De todas as certificações ágeis, a do PMI é considerada a mais completa, porque aborda várias técnicas e ferramentas, sem "puxar a sardinha" para nenhuma em específico. O Guia de Prática Ágil não se aprofunda tanto quanto os livros específicos de cada tema, mas traz um conjunto bem consistente de conceitos e aplicações de técnicas ágeis. E claro, é a referência de estudos para a certificação PMI-ACP.

Guia Ágil PMI

Scrum — Jeff Sutherland

Referência essencial. Recomendável até para quem só trabalha com projeto em cascata, para plantar a semente das ideias do Scrum. Explica os conceitos, dá exemplos de prática e mostra que o Scrum é sobre entregar melhor, não só sobre entregar rápido.

Scrum

Lean Inception — Paulo Caroli

O Paulo Caroli é uma autor profícuo da área de projetos. Ele estruturou esse método, a Lean Inception, que junta técnicas de Design Thinking (não confundir com o Design Sprint), Lean, priorização de funcionalidades, UX, entrevista com usuário / partes interessadas, Inception, com pitadas de cronômetro, para fechar um MVP de um produto de software. Dentre seus outros livros, um destaque é Diagrama de Fluxo Cumulativo para quem quer se aprofundar no uso do Kanban.

Lean Inception

Agile Project Management for Dummies — Mark Layton

Como os outros livros dessa série, o Agile Project Management for Dummies explica de forma simples e direta as principais terminologias do Ágil. Serve para conhecer a área, ver se as metodologias se encaixam no seu trabalho e projetos. É um bom guia para iniciantes. Em inglês.

Agile Project Management for Dummies

Agile Readiness — Thomas Wise e Rueben Daniel

É um livro bem denso, e cobre como fazer a transição de qualquer estrutura para ágil, avaliando quatro esferas (Comportamento individual, Papéis e Responsabilidades do Time, Governança da Gestão e Organização). O Agile Readiness é bem completo, com suporte teórico denso. Em inglês.

Agile Readiness

E para além do básico

Gestão eficaz de projetos: como gerenciar com excelência projetos tradicionais, ágeis e extremos — Robert K Wysocki

Literalmente, um livrão (já que tem mais de 600 páginas), conhecido mundialmente. Cobre uma gama de variações de tipos e estilos de gestão de projetos, com ênfase na gestão tradicional e modelos híbridos, bem detalhadamente. Também tem alguns capítulos bem interessantes sobre gestão de projetos complexos e extremamente complexos, incluindo ágil. Além disso, possui materiais adicionais no site.

Gestão eficaz de projetos

Sprint — Jake Knapp

Explica de forma simples e direta a técnica criada pelo Google para criar e validar uma primeira versão de protótipo de um produto. Um Sprint é uma semana dedicada a esse processo; o livro traz a exata receita de bolo para executar um Sprint e o porquê de cada atividade, com dicas e exemplos reais.

Sprint

Fiz um artigo só sobre o Sprint, dá uma olhada: Usando Design Sprint em Projetos

Design Thinking — Tim Brown

Escrito pelo pai dessa técnica, esse livro detalha o famoso duplo diamante, os objetivos de cada passo, e principalmente como executar as atividades desse processo. Para quem não conhece, o Design Thinking é uma técnica curinga, que pode ser usada em várias situações em que seja necessário criar uma solução nova para um problema que ainda não está bem definido ou explorar uma solução "fora da caixa".

Design Thinking

Os 5 desafios das equipes — Patrick Lencioni

Queridinho do momento da área de gestão de pessoas, e como a gestão de equipes é imprescindível para o sucesso dos projetos, é bom acompanhar as dificuldades mais influentes e suas possíveis soluções. Os 5 desafios das equipes traz, bem como título descreve, os cinco problemas que mais tem atacado a produtividade dos times (falta de atenção ao resultados; responsabilizar os outros; falta de comprometimento; medo de conflitos, falta de confiança), contados na forma de histórias com diálogos.

Os 5 desafios das equipes

Boa leitura!

Gostou do texto? Demorei 3 horas e muita leitura para construí-lo. Deixe 50 “claps” para me estimular a continuar a escrever. Obrigada!

Marque para ler depois

--

--

Luana Lima

Adoro ler, escrever e correr. Computação (UFV)/Gestão de Projetos (Dom Cabral)/UX (UFRGS). Mãe da Stella e Clarice e da Akita Yuki linkedin.com/in/luana-lima-pm