Fazer a certificação PMP® até 12/2020 pode ser uma boa ideia

Luana Lima
3 min readOct 14, 2020

--

Entenda como as mudanças podem tornar sua certificação mais cara e mais difícil

Certificação PMP — Jovem em frente ao computador realizando uma prova
Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

A certificação PMP® muda de tempos em tempos, para se adequar às novas versões do PMBoK®. A nova versão da prova foi adiada devido à pandemia de COVID-19, mas está confirmada para mudar em 2 de Janeiro de 2021. Ela ainda vai ser baseada na sexta edição, mas vai estar com uma construção bem diferente das anteriores.

Se você não sabe o que é a certificação PMP®, busque mais informações no site do PMI.

Eu demorei 3 meses para me preparar para a prova, porque só estudava sozinha e à noite, após o trabalho. A maioria das pessoas precisa de 2 meses ou 2,5 meses para rever todo o conteúdo. Por isso, acredito que agora é a hora ideal de marcar sua certificação, para fazê-la antes da transição.

Por que eu deveria me importar com a mudança?

Se você pensa em ter a certificação PMP, quero avisar que as mudanças serão drásticas na nova versão. Para quem gosta de ler diretamente da fonte, na parte da certificação PMP do site do PMI tem bastante informação

Mudanças no conteúdo

Antes, você era avaliado nas 10 áreas do conhecimento — Escopo, Tempo, Custos, Recursos, Partes Interessadas, Comunicações, Riscos, Qualidade, Aquisições, Integração. E claro, as questões sobre a Ética do Gerente de Projetos.

Agora, será um padrão completamente diferente, olhando a gestão por meio de 3 domínios — Pessoas, Processos e Ambiente de Negócios. É uma visão mais próxima da realidade, menos academicista, mas que trará impactos para quem estava acostumado com o paradigma anterior. Isso inclui quem já tinha a certificação CAPM, por exemplo.

Além disso, a estrutura, que antes era baseada em entradas, saídas e ferramentas, agora usa termos como domínios, tarefas e facilitadores.

A questão do Custo e o do Tempo

O PMI está alterando a forma como seus provedores oficiais podem dar cursos preparatórios. Uma das mudanças é que as aulas online com vídeo sob demanda (videoaulas) não serão permitidas. Ou seja, somente aulas síncronas. Isso com certeza vai encarecer os cursos.

E mais: aulas com instrutor, ao vivo, são mais difíceis de encaixar na rotina, com horário marcado. Daí a questão do Tempo.

(Se quiser saber por você mesmo, dê uma lida na página do PMI para parceiros autorizados).

Se você está sem tempo ou sem fundos para fazer a prova até o fim do ano, vai perder o suporte de fazer uma prova já conhecida, com muito conteúdo de graça na Web. Mas a nova prova também trará novos conhecimentos, e com certeza não será impossível de passar, senão não teria sentido. Fiz um outro artigo comentando as mudanças de 2021, se quiser ir entendendo o que vai acontecer.

Outras datas importantes

Lançamento da Sétima Edição do PMBoK®: prevista para Setembro-Dezembro de 2021 (Fall 2021)

Lançamento da nova edição do livro "PMP Exam Prep" (o famoso livro da Rita Mulcahy) — 10ª Edição — conteúdo 2021: previsto para 19 de Outubro (link para o site original — preço salgadíssimo, dado nosso câmbio a quase R$6,00 o dólar).

Então, aconselho colocar seu PMBOK® sexta edição embaixo do braço, estudar bastante e marcar sua prova até 31 de Dezembro de 2021.

Falando como quem fez perto de uma "virada" de versão, as vagas se esgotam rápido. No modelo online em casa, acredito que teremos mais vagas, mas não sei se serão suficientes para todos, já que o rumor e o temor da nova prova estão fortes.

Gostou do texto? Demorei 3 horas e muita leitura para construí-lo. Deixe 50 "claps" para me estimular a continuar a escrever. Obrigada!

Marque para ler depois

--

--

Luana Lima

Adoro ler, escrever e correr. Computação (UFV)/Gestão de Projetos (Dom Cabral)/UX (UFRGS). Mãe da Stella e Clarice e da Akita Yuki linkedin.com/in/luana-lima-pm