Certificação PMP 2021 — o que muda?

Luana Lima
4 min readOct 15, 2020

--

A prova de certificação PMP® vai mudar em 2021, veja um mapa com as grandes mudanças feitas pelo PMI

Photo by Annie Spratt on Unsplash

A prova de certificação PMP® vai mudar em 02/01/2021. Inclusive, já recomendei aqui fazer a prova ainda em 2020. Mas, se você está terminando uma pós-graduação, está com esgotamento da pandemia, ou sem a grana para a tarifa + a preparação, vai aqui um mapa das mudanças, para ajudar o seu planejamento para fazer a prova em 2021.

O PMI faz questão de alertar que as mudanças foram para trazer as melhores práticas do mundo real, feita com a colaboração de voluntários, e que não se limita ao Guia PMBoK®.

Mudança de Paradigma

Antes, você era avaliado nas 10 áreas do conhecimento — Escopo, Tempo, Custos, Recursos, Partes Interessadas, Comunicações, Riscos, Qualidade, Aquisições, Integração, e sobre a Ética do Gerente de Projetos.

Além disso, essas áreas eram organizadas em 5 grandes processos:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Na nova prova, todo o conhecimento será divido por em 3 domínios :

I. Pessoas

II. Processos

III. Ambiente de Negócios

Consequências das mudanças de paradigma

  1. Consequência 1: Conhecimento Ágil é OBRIGATÓRIO para PMP
    Como em torno de metade das perguntas da nova prova será sob a visão de abordagens ágeis e híbridas, é essencial que você tenha conhecimento e experiência nesses frameworks, ferramentas e conceitos.
  2. Consequência 2: A nova prova PMP tem MAIS CONTEÚDO
    Avaliando que cerca de 70% do exame atual, focado em processos, está contido no Domínio II: Processos, e que ainda existem mais outros dois domínios — Pessoas e Ambiente de Negócios — que contêm conteúdo com novidades, pode-se dizer que o volume de conteúdo a ser estudado para a prova aumentou.
  3. Consequência 3: A nova prova PMP será MAIS DIFÍCIL
    Novos tópicos e métodos foram adicionados à prova. Logo, você vai ter que estudar um volume maior, com alguma parte de conteúdo novo. Além disso, existe a incerteza a respeito do formato das questões. No ECO, inclusive não tem o novo número total de questões.
  4. Consequência 4: Será necessário MAIS que as 35 horas de contato
    Como requisito da prova, o PMI exige que você tenha pelo menos 35 horas em treinamento de Gerenciamento de Projetos. Mas… agora que o exame terá mais conteúdo, será necessário que os cursos se aprofundem, e assim, fiquem maiores.

Estrutura da Prova

Ainda não se sabe se as questões irão seguir o padrão anterior, com enunciados grandes, normalmente descrevendo situações que o Gerente de Projetos encontra no seu dia-a-dia.

Mas já foi estabelecido o volume de questões desses novos domínios dentro da prova (e provavelmente peso que cada um no cálculo da nota).

Além disso, a prova envolverá aproximadamente metade das questões sob a visão da abordagem preditiva (ou seja, aquelas clássicas do PMBoK®), e a outra metade de abordagens ágeis ou híbridas (descritas no Guia Ágil do PMI), igualmente distribuídas nos 3 domínios.

Isso mostra que, apesar de ter uma certificação ágil (PMI ACP — Agile Certified Practitioner), o PMI está levando a gestão clássica de projetos a incorporar as ferramentas do mundo ágil. Afinal, evoluir é necessário.

Novos termos

Conforme o guia de linhas gerais do conteúdo da prova (ECO — Exam Content Outline):

Domínio (Domain): área de conhecimento de alto nível, que é essencial para a prática de gerenciamento do projeto.

Tarefas (Tasks): responsabilidades básicas do gerente de projeto em cada área de domínio

Facilitadores (Enablers): exemplos ilustrativos do trabalho associado à tarefa. Observe que os facilitadores não pretendem ser uma lista exaustiva, mas apenas oferecer alguns exemplos para ajudar a demonstrar o que a tarefa abrange

Isto é: as tarefas são aquilo que os Gerentes de Projetos fazem, e os facilitadores, são as ações tomadas para concluir a tarefa.

Foram definidas as tarefas por domínio sendo:

  • Pessoas — 14 tarefas
  • Processo — 17 tarefas
  • Ambiente de Negócio — 4 tarefas

Um exemplo

A nova estrutura de tarefas segue o padrão tarefa → facilitadores, ouseja, uma tarefa tem vários facilitadores, como abaixo:

Gerenciar conflito

Interpretar a fonte e o estágio do conflito

Analisar o contexto do conflito

Avaliar / recomendar / reconciliar a solução de resolução de conflito apropriada

Lembrando que os facilitadores de cada tarefa são exemplos, e não acabam com a lista de possíveis ações relacionadas.

Vou detalhar essas tarefas nos próximos artigos. Siga o fluxo!

Gostou do texto? Demorei 3 horas e muita leitura para construí-lo. Deixe 50 “claps” para me estimular a continuar a escrever. Obrigada!

Marque para ler depois

--

--

Luana Lima

Adoro ler, escrever e correr. Computação (UFV)/Gestão de Projetos (Dom Cabral)/UX (UFRGS). Mãe da Stella e Clarice e da Akita Yuki linkedin.com/in/luana-lima-pm